Aulas, Conferências & Congressos

Para melhor visualização, clique sobre a foto que deseja ampliar. Para ampliar as fotos, clique em cima da mesma. Todas as fotos têm Copyright ©. Se precisar de uma delas entre em contato através do e-mail: pedrachave@eba.ufrj.br

XIV Jornada Técnicas de Restauración y Conservación Del Patrimonio



No dia 22 de outubro de 2019 quatro participantes do Grupo de Pesquisa em Estereotomia apresentaram os resultados de nossa pesquisa na “XVI Jornada Técnicas de Restauración y Conservación Del Patrimonio” no LEMIT, em La Plata, Argentina. Nesta apresentação intitulada “La Reconstitución Estereotómica de la Academia Imperial de Bellas Artes en Río de Janeiro – Un estudio de caso de las transformaciones constructivas impuestas por la Arquitectura Neoclásica en Río de Janeiro”, foi utilizado o recorte temporal do início do século XIX, 1808, com a chegada da família real ao Brasil, antes da formação da AIBA e enfocamos suas construções, transferências e demolição de primeiro prédio, já no século XX. Exibimos registros fotográficos e documentais de extrema importância para a nossa Universidade, documentos primários apurados pelo Grupo de Pesquisa.

Da mesma maneira, o orientador do grupo, Prof. Dalton Raphael, apresentou a conferência “Estereotomia Arquitectónica”, expondo sua investigação sobre processos construtivos em pedra, tema ao qual dedicou sua vida e que é o principal fio indutor das nossas investigações.


A viagem, a estadia e a alimentação da comitiva foi custeada por meios próprios particulares, sem gasto de dinheiro público e por este motivo o Grupo não pode se apresentar completo, infelizmente. Estiveram em La Plata as pesquisadoras Gabriela, Laís, Bruna e Ana Luísa, além do orientador. Para as integrantes do Grupo foi a primeira apresentação em um Congresso Internacional e com toda certeza foi um grande passo para que o nosso Grupo de Pesquisas se consolidasse, inclusive em termos internos; somos imensamente gratos por tal oportunidade. Nesse Congresso tivemos a chance de aprender muito, absorver diversos conteúdos, ter contato com outras culturas, conhecer Museus, Universidades e também pessoas, ainda que muito rapidamente, como em geral acontece nessas oportunidades, tanto na própria instituição, quanto em locais visitados.

A nossa delegação contou também com a presença da decana do CLA, Dra. Cristina Tranjan, que expôs seu trabalho sobre o prédio Jorge Machado Moreira (utilizado pela Reitoria) da UFRJ.


Agradecemos ao Ing. Luis Traversa, ao Prof. Fabián Iloro, as professores e colaboradores do LEMIT por nos receber tão bem!




Ana Luísa, Bruna, Laís e Gabriela na XIV Jornada Técnicas de Restauración y Conservación Del Patrimonio – LEMIT, La Plata/out’19.

As quatro participantes e o Prof. Dr. Dalton Raphael.

Congresso da 10ª SIAc

No dia 25 de Outubro de 2019 o grupo apresentou os resultados de suas pesquisas sob o tema “Estereotomia, um aspecto da história da arquitetura no Brasil até o século XIX”, na 10o SIAc (Semana de Integração Acadêmica da UFRJ).

Nessa apresentação foram mostradas as duas vertentes da pesquisa; na primeira parte foi explicitado sobre o desenvolvimento da Estereotomia por meio de técnicas de expressão gráfica como a geometria descritiva e construções geométricas, e como se desenvolve todo o processo de criação até a construção de tal arquitetura. Para demonstrar a criação dessas estruturas foram realizados slides dos modelos que foram executados em impressora 3D. Em função da da falta de recursos, todos os modelos estereotômicos foram custeados pelos próprios pesquisadores.

Já a segunda vertente da pesquisa teve como foco, o estudo da Estereotomia do Edifício da AIBA de 1824 (Academia Imperial de Bellas Artes). Este primeiro prédio situava-se na Travessa das Belas Artes (Centro do Rio de Janeiro); posteriormente o pórtico desta edificação foi removido e realocado no Jardim Botânico nos anos 40 do século XX. Foram apresentados projetos e documentos originais, encontrados em diversas instituições, como o IPHAN, O Museu Dom João VI, jornais e revistas da época. Neste levantamento pode-se vislumbrar as diferentes propostas para o prédio da AIBA e sobretudo, o edifício que foi executado. Após essa fase, em 2020 o Grupo de Pesquisas iniciará uma nova etapa de caracterização da AIBA e suas sucessoras.


Alegria do dever cumprido, depois das três apresentações (para os pais e nos Congressos da Argentina e da SiAc 2019).

Conferência para o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro e UNIRIO.

A palpitante Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto: o que a distingue das demais Igrejas Coloniais Ouro-pretanas (parte 1).

A palpitante Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto: o que a distingue das demais Igrejas Coloniais Ouro-pretanas (parte 2).