Time da Pesquisa até setembro’20: Gabriela (graduanda), Laís, Júlia, Bruna (em licença), Ana Luísa, Ellen (em licença) e Dalton.
Dalton Almeida Raphael, Ph.D.-Orientador do Grupo de Pesquisas e Responsável pela organização e manutenção deste “site”.
Doutor em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia pelo programa HCTE-COPPE/UFRJ, com a tese: A Estereotomia; um aspecto da História das Técnicas utilizadas em Arquitetura no Brasil, até o século XIX; Professor Associado da UFRJ. Outros estudos: Graduação: Licenciatura Plena em Desenho e Plástica e História das Artes e das Arquiteturas. Pós Graduado em Cultura e Arte Barroca (Universidade Federal de Ouro Preto-1985). Atualmente lotado na Escola de Belas Artes/UFRJ (departamento BAR); também lecionou Arquitetura no Brasil 1 no Departamento de História e Teoria da FAU/UFRJ. Ex professor das disciplinas de Arquitetura no Brasil (em nível de pós-graduação) do Curso de História da Arte e da Arquitetura da PUC-Rio e da Pós Graduação em Arte Sacra das Faculdades de São Bento do Rio de Janeiro. Em nível de graduação, lecionou até 2010 nos departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e também nos departamentos de Design e Matemática da Universidade Estácio de Sá. Além das citadas fez carreira docente nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades Santa Úrsula e também Gama Filho do Rio de Janeiro, onde também atuou como diretor. Possui larga experiência no ensino de diversas disciplinas tais como História da Arquitetura no Brasil, História das Artes, Perspectivas, da Geometria Descritiva (Desenho Projetivo em geral), e Desenho Geométrico-plano. Atuou como coordenador e professor do Curso de Arquitetura no Brasil, módulos 1 (Arq. Colonial) e módulo 2 (século XIX), na PUC-Rio. Carreira docente: USU, UGF (diretor na Arquitetura e Urbanismo), Bennett, UNESA, Faculdades de São Bento do Rio de Janeiro, PUC-Rio e UFRJ. Muito experiente no ensino da História da Arquitetura no Brasil, História das Artes, das Perspectivas, da Geometria Descritiva (Desenho Projetivo em geral) e Desenho Geométrico-plano. Área de Pesquisa: a Estereotomia na Arquitetura Brasileira. Durante toda a vida profissional atuou em administração acadêmica, como Coordenador, Chefe de Departamento e Diretor. Atualmente é professor da EBA/UFRJ, onde atuou até 03/2014 como Diretor Adjunto de Graduação; também lecionou a disciplina “A Arte da Arquitetura no Brasil Colônia: materialidades e modelos artísticos” no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – PPGAV da EBA/UFRJ. De 12/2016 a 01/2020 foi Chefe do Departamento de Técnicas de Representação – BAR da UFRJ. Desde 01/2020, Consultor Técnico de Estereotomia en Arquitectura do LEMIT – La Plata, Argentina.
http://lattes.cnpq.br/0219819292434891
[Veja o currículo Lattes]
Hoje, o Grupo de Pesquisa é constituído por: Catherine Meirelles Morgan
Estudante do curso Composição de Interiores pela Escola de Belas Artes da UFRJ e pesquisadora voluntária em “Estereotomia Arquitetônica”, além de estudar desenho nas horas vagas. Possui conhecimentos básicos em SckethUp e 3ds Max e, recentemente, concluiu o curso Introdução ao BIM para pequenas empresas da SEBRAE. Tem interesse em cursar arquitetura e fazer pós-graduação voltada para sustentabilidade de interior.
Rafaela Machado da Silva
Graduanda do curso de Design de Interiores pela Escola de Belas Artes da UFRJ.
Graduanda do curso de Design de Interiores pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Atua como pesquisadora voluntária em “Estereotomia Arquitetônica”. Atualmente exerce também a função de monitora bolsista da Disciplina de Geometria Descritiva II. Possui formação na área de assistente administrativo pelo Instituto Federal de Minas; além de formação na área de 3D e AudioVisual, este último tendo atuado na área nos últimos dois anos. Detém também conhecimento intermediário em Inglês e Espanhol. Possui interesse na área de pesquisa em soluções urbanas interligadas com a natureza, abrangendo tópicos como inovação, sustentabilidade e cidades inteligentes
ORIENTADOR ADJUNTO:
William Seba Mallmam Bittar (Revisor e Colaborador Convidado)
Carioca, arquiteto graduado pela FAU-UFRJ, em 1978. Livre Docente em Arquitetura. Lecionou, desde 1980, em faculdades de Arquitetura públicas e particulares no Rio de Janeiro, entre elas a própria FAU-UFRJ, por 37 anos, no Departamento DHT – História e Teoria. Autor de pesquisas e projetos de restauração e revitalização do patrimônio cultural; coordenou equipe multidisciplinar para a realização do Inventário Nacional de Bens Imóveis – Sítios Urbanos – Paraty, RJ, 2002. Consultor, coautor de vários livros de Arquitetura no Brasil e Patrimônio Cultural, além de diversos artigos e entrevistas em periódicos e participação regular em congressos e seminários.
COLABORADORES TÉCNICOS:
Ismael Lito
Mestrando em Design Pela Puc-Rio, Pós Graduação em Animação Digital pela UVA. Graduado em Desenho Industrial pela Puc-RJ. Foi bolsista do núcleo de Pesquisa de Design da PUC-RJ. Mais de 2/0 anos de experiencia em Design, Animação e 3D. Foi Diretor de Arte na área de novas mídias da GLOBOSAT por 8 anos. Sócio da Pancultural, responsável pela direção artística da série da TV Suiça “Les Explorateurs de la Planète”, criação 3d para série animada “Tainá”. Diretor do curta de animação “Paleolito” vencedor de 15 prêmios e indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Atua como professor da UVA Universidade Veiga de Almeida, no Curso de Design Gráfico nas Disciplinas de: Modelagem, Animação 3D, Efeitos Visuais, Animação de Personagem.
Caroline Pezzin
Pós Graduação Lato-Sensu em História da Arte Sacra pela FSB/RJ e graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela UNESA. Possui treze anos de experiência na área de preservação do patrimônio histórico-cultural. Atuou em instituições de referência, dentre elas IACJ, APERJ e IPHAN, lidando diretamente com acervos de grande importância para a construção e a manutenção da identidade e da cultura nacionais. Até 2021, como colaboradora, executou atividades relacionadas à coordenação técnica do laboratório de conservação de acervos documentais do IPHAN do Rio de Janeiro. Trata-se de um cargo que ocupou com satisfação, principalmente, por oferecer a possibilidade de ressignificar a sua atuação profissional, permitindo associar as duas áreas de sua formação acadêmica. Tendo mudado para Ouro Preto, atualmente trabalha na restauração das pinturas da sacristia da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Mariana.
Dom Mauro Maia Fragoso, OSB. (Colaborador Convidado)
Nascido em Itaocara – RJ, é Doutor em Geografia, na linha de pesquisa Natureza e Cultura, pela UERJ; Mestre em Artes Visuais, na linha de pesquisa História e Crítica da Arte, pela UFRJ; Especialista em História, pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro; Especialista de Educação, graduado em Pedagogia – Magistério e Administração escolar, pela Fundação São José, Itaperuna – RJ; Graduado em Filosofia e Teologia pela Faculdade São Bento do Rio de Janeiro; Professor da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro; Integrante do corpo editorial da Revista Coletânea da mesma instituição beneditina e do Concelho Estadual de Tombamento do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), órgão subordinado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC), Rio de Janeiro, Brasil. Idiomas: Inglês e Espanhol boa leitura e compreensão.
Paulo C. Santos
Possui graduação em Redes de Computadores pela Associação Carioca de Ensino Superior (UNICARIOCA). Desde 1994 é técnico judiciário especializado em computação na Justiça Federal/RJ. Suas áreas de atuação incluem videoconferência, criação de sites com CMSs, redes de computadores, linguagens de programação e ensino a distância. Paulo é administrador do site experimental Instituto Imbuhy .
Idiomas: Inglês (conversação e leitura); Espanhol (leitura); Japonês (conhecimentos básicos de conversação).
COLABORADORES INTERNACIONAIS:
Benjamin Ibarra Sevilla
Associate Professor – Director Masters Advanced Studies – Program Coordinator Masters of Science in Historic Preservation
The University of Texas at Austin
Websites:
Patricia Enríquez Jiménez
Maestría em Arquitectura com Especialidad em Conservación del Patrimonio Edificado. Como tesis de la maestria, desarrollo de Proyecto de Recuperación del Patrimonio: “Proyecto Mapoteca Universitaria en el Barrio de Analco. En abril de 2015 recibió la acreditación como miembro activo del Colegio de Arquitectos del Valle de Puebla. Tiene experiencia laboral en restauración en el área arquitectónica del Museo Bello e en la Biblioteca Palafoxiana. Tiene 8 años en experiencia docente. Nombramiento como Asesor Honorífico del Consejo Técnico de la Licenciatura en Arquitectura em la Universidad del Valle de Puebla.
Idiomas: Inglés, Francés, Catalán.
Alfredo Perez Castillo
Título de Arquitecto y Urbanista, por la Universidad Santa Úrsula, Río de Janeiro, Brasil 1979. Experiencia en remodelación de barrios de bajos recursos y proyectos de auto construcción, en el Instituto de Vivienda y Equipamiento de Barrios del Estado Yaracuy, Venezuela. Miembro Fundador y Adjunto a la Presidencia. 1980-1984. Asesoría, venta, mantenimiento, soporte y servicio técnico de productos Apple, para empresas y particulares en Venezuela y la Costa del Sol Occidental, Málaga, España. 1987-2013
O Grupo de Pesquisas tem uma tradição: pela passagem das festas de final de ano, ocorre o almoço comemorativo pelo encerramento das atividades. No tumultuado ano de 2020, não poderíamos fazer diferente! Assim, nossa confraternização ocorreu normalmente, apesar da pandemia. Pudemos contar com a rápida passagem da M.D. Diretora da Escola de Belas Artes e convidados. Claro, no dia 31/12/2020, nossa reunião festiva foi “remota”. Jamais seria a mesma coisa, mas pudemos fazer um congraçamento, que talvez tenha sido o único da EBA e da UFRJ.
Puderam participar Laís (bolsista) Ana Luísa (voluntária), os colaboradores William Bittar, Paulo Santos e Carol Pezzin (diretamente de Ouro Preto).